Super 3G chega à velocidade de 250 Mbps em transmissão

No dia 26 de março, a NTT DoCoMo anunciou que obteve o recorde de taxa de transmissão de dados sobre uma rede sem-fio de alta velocidade, que foi de 250 Mbps. De um teste em ambiente externo com o objetivo de criar um sistema experimental de Super 3G para comunicações móveis saiu o resultado. Desde fevereiro, a empresa tem realizado experimentos desse tipo, além de aprimorá-los em ambiente real, sem-fio, perto dos laboratórios R&D, em Yokosuka, sul de Tokyo.

Para a realização dos testes são utilizadas quatro antenas conhecidas como Mimo (Multiple-Input Multiple-Output), além de uma estação-base de transmissão e outra estação-base de recepção com 20MHz de largura de banda, a máxima permitida pelos novos padrões de Super 3G. A DoCoMo pretende continuar a testar as conexões de comunicação de uma base a outra e a funcionalidade das aplicações em ambientes internos e externos.

A Super 3G representa uma evolução em relação ao High-Speed Downlink Packet Access (HSDPA) e ao High-Speed Uplink Packet Access (HSUPA), protocolos da W-CDMA, que são considerados tecnologias originais para a transmissão de blocos de informação 3G. A Super 3G, que também é conhecida como Long Term Evolution (LTE, evolução de longo prazo, em português), tem sido padronizada pelo Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP), que já apresenta algumas especificações centrais aprovadas.

Fonte: ADNews