Orkut lança sistema de bate-papo instantâneo

O Orkut começou a implementar nesta semana o serviço de bate-papo instantâneo por meio da rede social. De acordo com o Google, dono do Orkut, o bate-papo será adicionado aos poucos no perfil dos internautas, até chegar a todos os usuários da rede social. A expectativa é que o processo seja completado nas próximas duas semanas.

O serviço é bastante similar ao Gtalk, utilizado no Gmail –a base da plataforma utilizada nos sistemas é a mesma. O Facebook já oferece um sistema parecido de conversa instantânea.

Fonte: Geek

Para reinventar o seu Orkut – Músicas, vídeos, recados, games: saiba quais são os aplicativos de maior sucesso

Rio – Os mais de 30 milhões de brasileiros que usam o Orkut para trocar mensagem, fotos e vídeos e se encontrar em comunidades temáticas começam a descobrir novas formas de interação. Em julho, entraram no ar para os aplicativos da plataforma OpenSocial, programinhas criados por desenvolvedores de fora do Google para funcionar no Orkut.

Músicas, vídeos, jogos, paquera, esportes, emoticons, recados personalizados, tem de tudo no mundos dos Orkut Apps. Já são mais de 300 programinhas, muitos em português. O Google não revela o número de adesões, mas há um ranking que mostra os que estão bombando.

O menu de aplicativos aparece na barra de navegação, abaixo da imagem do seu perfil. Clique “Adicionar Apps” para acessar a lista.

 

RECADOS ANIMADOS

No topo do ranking está o BuddyPoke!, que oferece avatares em estilo de animação japonesa. Os bonequinhos são personalizáveis, com aparência física, roupas e acessórios ao gosto do usuário, a exemplo de “Second Life” e “Google Lively”. O avatar pode expressar seu humor (alegre, curioso, irado, etc), e cumprimentar o avatar de um amigo (com um tapinha no ombro, um aperto de mão etc). Ao “pokear” um amigo, uma animação, que aparece em ambos os perfis, mostra os avatares executando a ação. Pode-se ainda gerar um código da animação do seu estado de espírito e publicar como recado no perfil de outro usuário do Orkut.

O segundo da lista de mais usados é o “Minha Música”, ferramenta de busca que permite criar uma lista de canções no perfil do usuário. Ao digitar o nome do artista ou da música para ver uma relação de resultados. A página mostra um vídeo do YouTube, acompanhado de um campo de texto, que pode conter a letra, a tradução da letra ou cifras.

Outros programinhas voltados para música aparecem na lista de mais usados, como o Sonora, do Terra, uma canal de degustação do portal de venda música online. Pode-se escolher artistas e músicas do acervo aberto ao público, criar rádios, mas só por um período de testes.

 

PAQUERA ROLA SOLTA NO ORKUT

A paquera também faz sucesso entre os orkuteiros. Inspirado numa brincadeira no "Pânico na TV", o aplicativo "Vou, não vou" promove a azaração de maneira simples e direta. O usuário sobe uma foto sua, que será exibida aos outros. Depois ele vai folheando uma espécie de álbum digital com fotos dos outros partipantes e responde "Vou" ou "Não Vou". Abaixo de cada imagem, um ranking mostra quantas pessoas aprovaram ou recusaram aquela imagem. O usuário também pode saber se alguém a quem ele disse "Vou" deu resposta igual para sua foto.

Ao adicionar um aplicativo, o usuário permite o acesso aos seus dados que são públicos no site. As aplicações aparecem no perfil e podem ser facilmente eliminadas ou substituídas.

 

Fonte: O Dia